segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vamos Ler!!! (Parte 2)

Dando continuidade à lista de 40 livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos por Ricardo Quadros Gouvêa, na Revista Ultimato de 2008 (nessa época a revista estava completando 40 anos de edição).

6. Este Mundo Tenebroso - Frank Peretti (Vida):
A ficção convence mais rápido. Revoluções acontecem inspiradas por romances, e não por tratados filosóficos. Peretti, com seu horror cristão, nos ensinou o significado da batalha espiritual nos anos 80, reencantou o submundo evangélico, inspirou pregadores e, o que não é nada ruim, motivou muitos adolescentes a ler obras de ficção bem melhores.

7. A Morte da Razão - Francis Schaeffer (ABU):
A intelectualidade evangélica adotou este livro como alicerce nos anos 70, para enfrentar o existencialismo, o movimento hippie, o marxismo e a contracultura em geral. O livro convencia que o cristianismo não era incompatível com o estudo e a reflexão. É uma pena que Schaeffer estivesse tão equivocado em suas ideias centrais. 

8. Celebração da Disciplina - Richard J. Foster (Vida):
Este clássico da espiritualidade cristã, escrito por um quacre, fez um tremendo sucesso no Brasil a partir dos anos 80. É excelente, mas será que todos que o compraram de fato o leram? Gostaria de perceber uma maior influência das ideias de Foster em nosso povo, mais oração, silêncio, calma, estudo, empenho, enfim, disciplina espiritual. 

9. De Dentro para Fora - Larry Crabb (Betânia):
Os livros devocionais evangélicos de viés psicológico ou de auto-ajuda são os títulos que mais vendem. Dentre eles, alguns se destacam não por serem campeões de vendagem, mas porque são os melhores do gênero. Crabb é o melhor autor do gênero e este é seu melhor livro, que impactou o nosso povo nos anos 90. 

10. Louvor que Liberta - Merlin R. Carothers (Betânia):
Este pequeno e poderoso manifesto em forma de testemunho revolucionou, nos anos 70, o louvor e a adoração no Brasil. O bom capelão ensinou a todos nós a espiritualidade da adoração, o poder do louvor, impulsionando as guerras litúrgicas que marcariam a vida de nossas comunidades a partir de então. 
Estes são mais cinco livros da lista. Faltam mais 30 para completar toda a listagem proposta por Ricardo Gouvêa. No decorrer da semana publicarei o restante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário