sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vamos ler!!!



Achei uma lista de quarenta livros (40) publicada na revista Ultimato de novembro/dezembro de 2008. Leia o que Ricardo Quadros Gouvêa escreveu antes de listá-los:

"Toda lista é pessoal, e esta não é uma exceção, mas busquei seguir aqui critérios objetivos: livros que foram campeões de vendagem, citados e debatidos, que influenciaram e continuam influenciando os evangélicos brasileiros, livros muito lidos com alto índice de rejeição, e também os que hoje estão operando uma mudança paradigmática na cultura evangélica contemporânea. Escolhi no máximo um livro por autor e procurei incluir alguma diversidade cultural e de gênero literário, bem como denominacional e teológica, sem que isso nos tirasse do projeto original: listar os quarenta livros que, nos últimos quarenta anos, fizeram a cabeça do povo evangélico brasileiro. Ordenei a lista por ordem de importância: dos livros mais influentes aos menos influentes dentre os quarenta selecionados, independentemente da data. Divirta-se concordando ou discordando, corrigindo meus equívocos e fazendo sua própria lista".
Irei divulgar a lista proposta por Ricardo Quadros Gouvêa, bem como os comentários sobre cada livro. Eis os cinco primeiros livros da lista:

1. Manaciais no Deserto - Lettie Cowman (Betânia):
Não há outro livro mais amado pelos evangélicos brasileiros. Este campeão de vendagem é um livro de leituras devocionais diárias que conquistou nosso país. O livro é, de fato, bom, mas desconfio que a tradução deu uma mãozinha.

2. Uma Igreja com Propósitos - Rick Warren (Vida)
O maior best-seller evangélico de todos os tempos é uma catástrofe literária. É ainda difícil calcular o dano que esta obra equivocada causou e ainda irá causar, com sua filosofia de ministério inteiramente vendida ao Zeitgeist, propondo a homogeneização das igrejas e um pragmatismo de dar medo.
 
3. A Quarta Dimensão - David Paul Yonggi Cho (Vida)
Este livro fez mais pelo movimento pentecostal no Brasil do que qualquer televangelista. O testemunho bem escrito do pastor coreano que vive cercado de milagres causou frisson até mesmo nos grupos mais conservadores. Seu modo de ver a vida com Deus e o ministério marcaram as últimas décadas.

 4. A Agonia do Grande Planeta Terra - Hall Lindsay (Mundo Cristão)
Calcado no pré-milenismo dispensacionalista de Scofield, este best-seller apocalíptico empolgou os profetas do fim do mundo no Brasil, com sua interpretação literalista imprudente e seu patriotismo norte-americano acrítico. Lindsay foi o arauto de três décadas das mais absurdas especulações escatológicas em nossas igrejas.

5. O Ato Conjugal - Tim e Beverly La Haye (Betânia)
Sexo é um assunto importante, e o povo ansiava por uma orientação em face da revolução sexual dos anos 60. Daí o sucesso de um livro bem escrito como este, didático e conservador, ao gosto da moral evangélica, mas sem ser inteiramente obtuso. Mesmo assim, muitos o chamaram de pornográfico. Nada mais injusto.

Bem esses são os cinco primeiros livros da lista. Postarei o restante posteriormente. Leiam, critiquem, divulguem e indiquem outros livros, quem sabe algum aparece entre os quarenta. E como o próprio autor da lista falou ela é pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário